Mamulengo: poesia com jeito de brincadeira

“Só pode brincar mamulengo se for poeta.
Se não for poeta não pode brincar".

- Mestre Luiz da Serra

Você sabe o que é Mamulengo?
Também conhecido como Cassimiro Coco (no Maranhão e Ceará), João Redondo e Calunga (no Rio Grande do Norte) e Babau (na Paraíba), o Mamulengo é um teatro de bonecos que nasceu em Pernambuco. A brincadeira começa com a montagem da empanada, uma espécie de barraca. Depois disso, os brincantes se colocam na parte de trás e então começa o espetáculo.

A origem desse nome se perde na história, mas a explicação mais popular é que seria uma união das palavras mão e molengo, porque o mamulengueiro (a pessoa que conduz a brincadeira, escondidinha atrás da pequena barraca), tem que ter uma grande habilidade para cuidar de até 60 bonecos durante a brincadeira, que pode durar até oito horas! O Mestre (que é como é chamado o mamulengueiro), tem que ser poeta, ator, dançarino improvisador, cantor, tem que ser mais que artista, tem que viver e incorporar cada personagem.

A parte mais incrível é que no início dessa semana, o Ministério da Cultura reconheceu o Mamulengo (Teatro de Bonecos Popular do Nordeste) como patrimônio cultural do Brasil! Com esse reconhecimento, o teatro de bonecos passa a ser protegido. É uma garantia de que essa arte (que você pode apreciar um pouco no vídeo abaixo) não irá se perder com o tempo.

Legal, né? *-*

Vídeos


Postado em 17/04/2015 às 08:50:26

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Máscaras de feltro de animais

Crianças adoram histórias, ainda mais se podem fazer parte delas. Que tal aproveitar essas máscaras para criar um mundo novo com os pequenos?

Você vai precisar de:

- Molde de bichinho, que pode ser de urso, raposa ou coruja
- 23 cm de feltro (para cada máscara);
- Retalhos de feltro para os detalhes;
- Elástico;
- Linhas de costura combinando com as cores do feltro;
- Agulha;
- Tesoura;
- Alfinete.

A partir do molde escolhido, recorte as peças no feltro (não esqueça dos olhos) e posicione uma sobre a outra com a ajuda de alfinetes para não sair do lugar. Na parte da frente da máscara costure cada peça com linhas que combinem.

Meça e corte o elástico de acordo com o tamanho da cabeça da criança, depois junte a parte da frente com a de trás da máscara e entre elas alfinete o elástico no local demarcado no molde. Para finalizar é só costurar ao redor da máscara e dos olhos para que tudo fique no lugar!

Com certeza as histórias ficarão mais divertidas com essas fofuras!

Fonte: A Beautiful Mess

Mais imagens


Postado em 10/04/2015 às 09:11:48

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

A saúde do bebê e da mamãe na gestação

Na gravidez, principalmente na primeira gestação, surgem muitas dúvidas e inseguranças. Isso porque, as mamães querem que tudo esteja perfeito para a chegada deste membro tão especial. O post de hoje, veio para ajudar essas futuras mães e está recheado de dicas para uma gravidez mais saudável. Mas lembre-se que o mais importante é manter a calma, relaxar e curtir muito esse período que passa super rápido!

Vamos as dicas:

1. Alimente-se bem. Evite alimentos gordurosos ou com excesso de sal e açúcar. Varie o consumo de frutas, verduras e legumes.

2. Planeje o pré-natal, escolha um médico de confiança para lhe acompanhar durante este período.

3. Não tome remédios sem antes falar com um médico.

4. Diminua o consumo de cafeína. 

5. Descanse, sempre que possível e que sentir necessidade, a qualidade do sono é um fator importante na gravidez, para evitar o estresse e aumentar a disposição.

6. Tome suplemento de ácido fólico, este suplemento é aconselhável para todas as mulheres que pretendem engravidar, porém ele não deve ser tomado sem prescrição médica.

7. Evite o consumo diário de refrigerantes. A água é a melhor bebida para o seu corpo.

8. Não fume e evite bebidas alcoólicas. Manter esses hábitos durante a gravidez pode resultar em complicações.

9. Procure manter o peso dentro dos limites saudáveis para a  idade gestacional.

10. Seja ativa! Procure fazer no mínimo 30 minutos de atividade física diária, evitando exercícios muito intensos.

Postado em 08/04/2015 às 08:33:44

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Porque acreditar no coelhinho?

De olhos vermelhos, de pelo branquinho… Não é preciso dizer mais nada, né? <3
Construir um universo inteiro de fantasia para as crianças é uma delícia! E a Páscoa é uma ótima oportunidade para isso. Desenhar pegadas no chão, esconder ovos e contar a história de que o coelhinho vai nos fazer uma visita, deve fazer parte da infância dos nossos filhos. Com toda a certeza!

Até os 6 anos, a criança está em uma fase em que a fantasia é muito intensa e acreditar nesses personagens faz parte do desenvolvimento cognitivo. Essa magia auxiliará na formação do pensamento simbólico, além de exercitar a linguagem. Seu filho, no futuro, vai se tornar muito mais criativo, capaz de fazer analogias, de criar metáforas e de saber lidar com a seriedade do mundo adulto.

Após os 7 anos, as crianças começam a diferenciar o que é fantasia e o que é realidade. Cabe a você contar a verdade aos pouquinhos. Não negue o que seu filho já descobriu. Mostre que aquilo era um faz de conta, um tipo de desenho animado. E é bom que, após essa idade, a criança perceba que tudo era fantasia mesmo, porque se ela for a única a ainda acreditar, pode ficar constrangida na frente dos amiguinhos.

Se você tem mais de um filho e o mais velho já sabe a verdade, peça a ele para não contar. Lembre-o de que, quando ele acreditava, era gostoso e divertido. Se ele revelar a fantasia ao mais novo, não desminta. Vai ficar tudo bem! Se o seu filho ficar triste com a descoberta, não se sinta culpada. E não se surpreenda se ele tiver crises de raiva. É só uma forma de expressar o desapontamento. Vai passar!

Agora, lembre-se: não é porque as crianças não acreditam mais no coelho, que a Páscoa deve deixar de acontecer. Esconder os ovos de chocolate, decorar a casa e pintar casquinhas sempre será divertido. E essa é a parte mais importante na vida de uma criança: a diversão! *-*

Fonte: Revista Crescer

Postado em 02/04/2015 às 15:08:57

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Cuidado com as crianças no Outono

Céu com poucas nuvens, dias quentinhos e noites mais frescas. O outono começa no próximo dia 20 e não tem como não gostar dessa estação cheia de frutas maduras e deliciosas.

Porém, tome cuidado: com o tempo mais seco e a diferença de temperatura ao longo do dia, o contágio de doenças é maior, principalmente até os quatro anos de idade.

Passe longe de lugares fechados e aglomerados, evite contato com pessoas que tenham resfriado e infecções das vias aéreas, lave as mãos constantemente e coloque uma vasilha com água no quarto das crianças em dias com baixa umidade.

Além disso, hidrate bem o organismo. No outono, apesar das temperaturas mais amenas, o ar fica seco, e o consumo de água é essencial.

Agora é só aproveitar essa estação gostosa com muitos passeios e brincadeiras!

Fonte: Saúde Infatil

Postado em 20/03/2015 às 08:42:59

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dicas para incentivar o hábito da leitura

Para a leitura virar um hábito é preciso de incentivo diário, só assim é possível tornar o ato de ler algo presente no cotidiano. Este incentivo, no entanto, é ainda mais poderoso quando feito desde pequeno, antes mesmo de se aprender a ler.

Com a leitura a criança se desenvolve melhor, aprende mais rápido e se torna ainda mais criativa. Mas claro, a leitura tem que ser inserida de forma interessante, para que a plantinha do amor pela leitura cresça forte e saudável! 

Vem ver algumas dicas para incentivar este hábito tão importante:

Dê o exemplo: nessas horas a família influencia muito. Se a criança convive com pessoas que leem frequentemente, ela vai começar a se interessar pela leitura naturalmente. 

Livros ao alcance: procure deixar os livros sempre a vista e ao alcance das crianças, assim elas se familiarizam com o objeto. 

Atividades com leitura: incentive brincadeiras e jogos que precisem de leitura, assim a criança aprende a gostar de ler da maneira mais divertida possível.

Hora da leitura: estabelecer um horário para ler também é uma ótima dica, não precisa ser um longo período, 20 minutos já é o suficiente. Transforme esse tempo em um momento de lazer e tranquilidade entre a família.

Passeios literários: faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano, como ir à bibliotecas, livrarias, clubes do livro, espaços de leitura, entre outros. Outra ideia é presentear a criança com livros, gibis ou revistas.

Converse sobre livros: pergunte sobre o livro que a criança leu e estimule a conversa sobre o assunto. 

Troca de livros: incentive a troca de livros entre os amigos, também vale juntar a turma para uma tarde de leitura. 

Gênero literário: procure observar qual gênero mais desperta o interesse da criança e dê preferência para este tipo de leitura. O interessante é ler um pouco de tudo, mas obrigar a criança a gostar de determinado gênero ou história irá fazer com que ela goste menos ainda. 


Postado em 18/03/2015 às 14:45:08

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia Nacional da Poesia

Morada do Inventor
Elias José

A professora pedia e a gente levava,
achando loucura ou monte de lixo:

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados, xícaras sem asa,
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.

Um dia, a professora deu a partida
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.


Tudo o que nascia ganhava nome, pais,
casa, amigos, parentes e país.
E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!…
E a escola virou morada de inventor!



Dia 14 de março é o Dia Nacional da Poesia, que tal aproveitar o momento para ler algumas com seu filho? =)

Aqui você pode encontrar algumas com ilustrações lindas.
Se preferir, leve-o para um passeio na livraria ou biblioteca para que conheça autores nacionais, como Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Olavo Bilac, Mário Quintana, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.

<3

Postado em 13/03/2015 às 08:39:36

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Shaun, o Carneiro

Shaun pode não ser familiar para os mais pequeninos, mas com certeza irá conquistá-los!
Conhecido principalmente pelo programa de TV com episódios curtos, agora esse simpático carneiro ganhou um filme!

Feito pela Aardman Animation Studios, será todo em massinha e irá narrar o dia em que Shaun resolve se divertir, e sem querer, faz seu dono perder a fazenda. Para recuperar seu lar ele convence seus amigos a irem até a cidade grande e tentar resolver a confusão.

A previsão de lançamento fica para o dia 16 de abril, mas até lá, você já pode curtir o trailer! :D

Vídeos


Postado em 06/03/2015 às 08:22:23

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Olha quem acabou de nascer!

A chegada de um novo membro na família é sempre motivo de felicidade! 
Nos tamanhos P, M e G, acaba de nascer a Kiko Baby, uma coleção inteirinha, de quem sabe que afeto também começa pela roupa, para quem vai começar a vida agora. 

Conheça o integrante baby da família Kiko & Kika, e sinta sorrisos sem fim brotarem em seu rosto. *-*

http://kikoekika.com.br/lookbook.php

Postado em 02/03/2015 às 16:55:33

Comentários

  • muito lindo como comprar no atacado em: 19/03/2015 ás 14:27:16 disse:
  • Kiko & Kika em: 28/04/2015 ás 09:23:27 disse:
    Olá!

    Você pode entrar em contato com a Francini, através do e-mail francini@kikoekika.com.br, que ela irá auxiliar você. :)

    Atenciosamente,
    Equipe Kiko & Kika
Comentar

Coleção Inverno 2015

Voar não é coisa só de passarinho, de avião. 
No chão, criança também voa. 
É só vestir as asas da imaginação. 

Direto das pistas, de pouso, de corrida e de aventura, acaba de chegar a nova Coleção de Inverno 2015 da Kiko & Kika. Roupas e estampas inspiradas na alegria de ser criança, na criatividade que é natural e dá vida aos universos mais incríveis, basta imaginar. 

Confira o lookbook e apaixone-se: http://kikoekika.com.br/lookbook.php 

<3


Postado em 02/03/2015 às 10:54:53

Comentários

  • Francini Reinert em: 02/03/2015 ás 11:22:24 disse:
    Parabéns, a coleção esta maravilhosaaaa! *-*
  • Simonia Vissovati em: 02/03/2015 ás 13:30:14 disse:
    Maravilhosa coleção, super estilosa, amei, amei!!!
  • lea reis em: 03/03/2015 ás 21:44:24 disse:
    Como faco para conhecer a marca e comprar em que local tem venda
  • Kiko & Kika em: 28/04/2015 ás 09:19:25 disse:
    Olá, Lea!

    Você pode entrar em contato direto com os pontos de venda. :)
    Para localizar o mais próximo, solicitamos que entre em contato com a Francini, através do e-mail francini@kikoekika.com.br

    Precisando, estamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Kiko & Kika.
Comentar
 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site