Dia Nacional da Poesia

Morada do Inventor
Elias José

A professora pedia e a gente levava,
achando loucura ou monte de lixo:

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,
pedaços de papel de embrulho, fitas,
brinquedos quebrados, xícaras sem asa,
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.

Um dia, a professora deu a partida
e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram bonecos esquisitos,
bichos de outros planetas, bruxas
e coisas malucas que Deus não inventou.


Tudo o que nascia ganhava nome, pais,
casa, amigos, parentes e país.
E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!…
E a escola virou morada de inventor!



Dia 14 de março é o Dia Nacional da Poesia, que tal aproveitar o momento para ler algumas com seu filho? =)

Aqui você pode encontrar algumas com ilustrações lindas.
Se preferir, leve-o para um passeio na livraria ou biblioteca para que conheça autores nacionais, como Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Olavo Bilac, Mário Quintana, Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.

<3

Postado em 13/03/2015 às 08:39:36

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Asas de morcego

Em época de Halloween, é comum ver as crianças (e os adultos) vestindo as fantasias mais criativas e assustadoras. Só que é um grande desafio ter uma fantasia diferente, a cada ano que passa. Com um pouco de tecido preto, linha e agulha, você consegue fazer divertidas asas, para deixar as crianças vestidas de morceguinho, em menos de 15 minutos.

Você vai precisar de:
- tecido preto (é melhor que seja lycra, ou do tipo “elástico”)
- tesoura
- fita métrica
- linha preta
- agulha ou máquina de costura. 

Primeiro, calcule a quantidade de tecido necessária, com um pouco de matemática e a fita métrica, medindo:
- A envergadura das asas: de um pulso até o outro (A)
- O comprimento: de trás do pescoço até a cintura, mais a largura das mangas. (B)
- As mangas: a circunferência em torno da parte mais larga do braço (C) 

Dobre ao meio e, em seguida, corte um semicírculo (D), que será a parte de dentro das mangas. Com o tecido ainda dobrado ao meio, corte semicírculos nas bordas inferiores, para dar forma as asas.

Abra o tecido, dobre as mangas e costure. Se for fazer na máquina de costura, recomenda-se que seja em zig zag, para permitir que o tecido estique.

Prontinho!
Agora é só vestir as asas sobre uma roupa escura e sair por aí, assustando todo mundo. Buuu!

Fonte: My Poppet



Mais imagens


Postado em 31/10/2014 às 11:27:52

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia do Teatro

Você já foi ao teatro? Se não foi, não sabe o que está perdendo! 

Mas não se preocupe, ainda tem tempo para você conhecer esta arte milenar que nasceu da necessidade que os homens (e as mulheres, e as crianças) tem de se comunicar. Os primeiros a encenar peças foram os atores gregos, todos homens. Eles montavam espetáculos com cenários, figurinos e utilizavam máscaras para fazer os papéis femininos. Daí vieram também todas as outras formas de teatro que conhecemos, como o de fantoches, de bonecos, de rua, os musicais, as óperas…

Que tal conferir a agenda cultural da sua cidade? Vai valer muito a pena descobrir que uma peça super legal está em cartaz, bem pertinho de você, porque, depois que a cortina se abrir, a vida vai virar arte! :)



Postado em 19/09/2014 às 08:38:17

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia da maior floresta do mundo!

Com uma área que representa metade do território brasileiro, é na Amazonia que mora o maior peixe de água doce do mundo, o maior camarão de água doce do mundo, o menor macaco do mundo, a maior variedade de sapos do mundo e a maior mariposa do mundo. Lá existem mais formigas em uma só árvore do que em toda a Inglaterra. Existe mais água doce na bacia do Rio Negro, um dos afluentes do Rio Amazonas do que em toda a Europa. E dois, a cada três índios brasileiros, vivem nas reservas indígenas da Amazônia.

Por essas e mais um infinito de coisas incríveis, a Amazônia ganhou um dia só pra ela, que é hoje, 05 de setembro. Um dia especial, feito para lembrar da importância deste que é um dos patrimônios naturais mais importantes: o pulmão do mundo. <3



Mais imagens


Postado em 05/09/2014 às 14:35:19

Comentários

  • sofia em: 28/10/2014 ás 20:32:06 disse:
    que lindo
Comentar

Dia do Folclore

O folclore é um grupo de mitos e lendas que nossos tataravós contaram para nossos bisavós, que contaram para nossos avós e que chegou até nossos ouvidos pelas histórias dos nossos pais, de geração para geração. Muitas dessas lendas, que variam entre as regiões do Brasil, nasceram da pura imaginação das pessoas, para contar uma mensagem importante ou, simplesmente, assustar os outros. No folclore, os deuses, heróis, personagens reais e imaginários se misturam para dar sentido à vida e ao mundo. No nosso país, o dia 22 de agosto é marcado por muitas festas, em comemoração ao Dia do Folclore.

Conheça um pouquinho sobre algumas lendas:

Boitatá

Uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e persegue aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás, ele persegue todos que não cuidam da natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Negrinho do pastoreio
De acordo com a lenda, havia um menino escravo, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Um dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. Ele voltou ao pasto para encontrá-lo mas não conseguiu. De volta a fazenda, foi muito castigado e colocado dentro de um formigueiro. No outro dia, para a surpresa de todos, o menino havia sido transformado em um anjo, por Nossa Senhora e, ainda hoje, cavalga pelos campos.

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho, que lhe dá poderes mágicos, vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Vitória-Régia
A Lua, chamada de Jaci pelos índios, era um deus que namorava as mais lindas jovens e, sempre que se escondia, levava uma delas consigo e a transformava em estrela. Naiá, apaixonada por Jaci, resolveu ir a seu encontro, mas acabou morrendo afogada. Comovido, o deus Lua transformou a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas, Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem à noite.

Mais imagens


Postado em 22/08/2014 às 13:30:08

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia dos Pais

O dia do papai está chegando! Você pode dar um monte de presentes incríveis, que ele vai ficar super feliz. Mas se der uma lembrancinha pequenininha, feita com o coração, ele vai amar também.

Conforme os anos forem passando, a cada arrumação na caixinha de lembranças, na pasta de arquivos, ele vai encontrar o seu recadinho e vai poder lembrar o quanto é admirado e querido.

Separamos uma sugestão para você. Imprima, siga o passo a passo e entregue para o papai, junto com um abraço bem apertado e todo o amor do mundo. <3
Para imprimir o cartão, clique aqui. :)


Fonte: Bonifrati
Foto: Google

Mais imagens


Postado em 07/08/2014 às 15:36:45

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia do Escritor

Hoje (25/07) é o dia nacional daquela pessoa que tem o incrível dom de nos levar para os lugares mais incríveis através das páginas do livro. É o rei do reino das palavras. Faz o que tem vontade com cada letra e as transforma em linhas bem alinhadas de pura fantasia, emoção, medo e aventura: o escritor!
Essa data surgiu na década de 60, com João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o 1º Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, como uma forma de homenagear e lembrar dos grandes nomes da nossa literatura como Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Cecília Meireles e Manuel Bandeira.

Que tal aproveitar esse dia inspirador e mergulhar no universo das palavras?
Este post, aqui, pode te ajudar. :)

Boa leitura!

Postado em 25/07/2014 às 08:14:35

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia da Pizza

Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. Chegando ao porto italiano de Nápoles, ela foi aperfeiçoada, e os napolitanos passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como um sanduíche.

Pra comemorar o Dia da Pizza, você aprende a fazer, direto do Livro de ouro do Chocolate, essa pizza cookie, ou cookie de pizza, super fácil, colorida e deliciosa!

Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1/8 colher (chá) de sal
125 g de manteiga amolecida
80 g de açúcar

100 g de açúcar mascavo
1 ovo grande

50 g de nozes picadas ou uvas passas

300 g de confeitos de chocolate

Modo de Fazer:


Preaqueça o forno a 180ºC e reserve uma assadeira de pizza de 30 cm de diâmetro.

Misture em uma tigela, a farinha, o bicarbonato e o sal. Bata a manteiga e os açúcares até ficar bem cremoso. Adicione o ovo, a baunilha e por último os ingredientes secos, depois as nozes ou as uvas passas. Espalhe a massa na assadeira e decore com o montão de confeitos de chocolate. Asse por 15 min. A pizza, porém, pode demorar um pouquinho mais para ficar pronta. É bom ficar de olho. ;)

Postado em 10/07/2014 às 09:14:38

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Dia do Artista Plástico

Desde que morávamos em cavernas, sempre tivemos vontade de expressar nossas ideias, emoções, felicidade, tristeza…
As pessoas que demonstram essas sensações e sentimentos através da pintura, do desenho, das esculturas, são chamadas de artistas plásticos, e hoje é o dia deles.

A data foi criada como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais ilustres do século XIX. Almeida Júnior pintava sobre a infância, a religião e principalmente o homem do interior.

A lista dos grandes artistas plásticos brasileiros é quase sem fim, mas entre os principais estão Aleijadinho, mestre da arte barroca; Tarsila do Amaral, pintora da arte moderna; Di Cavalcanti, que pintava a realidade do Brasil; Anita Malfatti; que era livre pintando; Víctor Meirelles, o mestre das pinturas históricas.

Mais imagens


Postado em 08/05/2014 às 14:22:44

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Aniversário de Monteiro Lobato

Dia 18/04 é o aniversário de um dos maiores escritores brasileiros: Monteiro Lobato. Nascido no Estado de São Paulo, ele é um dos escritores mais influentes do século XX.

Lobato escrevia sobre tudo, principalmente sobre temas relacionados à cultura do nosso país, mas ficou mundialmente conhecido por suas histórias infantis, como a série Sítio do Pica Pau Amarelo e as peraltices de Emília, Narizinho e Pedrinho, que tem um mundo só pra eles.

O dia 18/04 também é o Dia Nacional do Livro Infantil, uma forma de homenagear àquele que deu asas à imaginação de tantas gerações. =)

Mais imagens


Postado em 17/04/2014 às 11:07:56

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar
 1  2  3 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site