Ratinhos super-heróis

Já pensou se um pequeno bichinho fosse capaz de salvar sua vida? Pois é exatamente isso que acontece nos países da África e da Ásia. Os ratos da espécie Cricetomys gambianus, ou rato-gigante-africano, como é popularmente conhecido, são adestrados para detectar minas terrestres dos tempos de guerra. Como são leves, não disparam a armadilha, mas conseguem identificar exatamente a localização dos dispositivos, salvando assim muitas vidas.

Os roedores fazem parte da organização Apopo e possuem uma incrível capacidade olfativa. Agora, além de identificar minas terrestres, os ratos também foram treinados para detectar tuberculose, doença que atinge milhões de pessoas no mundo todo. “Esses roedores são animais pacíficos, dóceis, fáceis de treinar e que gostam de realizar tarefas repetitivas”, conta o médico Emilio Valverde, coordenador do projeto. Quer saber mais sobre esses heróis de quatro patinhas? Dá uma olhada no vídeo produzido pela organização Apopo: http://ow.ly/ZNCiu

Fonte: Ciência Hoje das Crianças



Postado em 24/06/2016 às 09:15:32

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Pote da calma

Lidar com crianças não é fácil e é algo que exige muita prática e paciência. As vezes fazem birra, choram e brigam e acalmá-las depois disso pode ser uma tarefa árdua. Inspirado no método Montessori (nome dado para a pedagogia Montessoriana, criada por Maria Montessori, médica, educadora e primeira mulher italiana diplomada em medicina) o “pote da calma” tem como função acalmar os pequenos em momentos de agitação.

Fazer um pote da calma é simples e pode ajudar a tranquilizar as crianças, chamando a atenção e auxiliando-as a respirar de forma mais profunda.

Você vai precisar de:
– 1 pote de vidro (se for de plástico transparente é ainda melhor) com tampa
– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter
– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina
– 1 gota de corante alimentar
– Água quente

Como fazer:
Despeje no vidro a água quente e a cola glitter. A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para a criança agitar o seu conteúdo. Mexa bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar na cor que desejar e feche bem a tampa do pote. Agora é só usar!

Fonte: Just Real Moms



Postado em 17/06/2016 às 08:49:54

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar
 1 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site