10 dicas para um soninho tranquilo

Acordar cedo é chato, a gente sabe disso muito bem, mas, com as dicas certas e uma boa dose de paciência, dá para colocar em ordem o sono dos pequenos. 

1. Controle as sonecas 
Cada criança tem seu ritmo, mas em uma coisa elas são todas iguais: gostam de aproveitar o dia ao máximo! E, se deixar, ficam atá tarde da noite brincando. Mas não adianta, tem que ter rotina e atá mesmo o cochilo da tarde deve ser moderado. 30 minutos a uma hora de descanso, já são suficientes. 

2. Estabeleça uma rotina 
Eu não tô com vontade de dormir, mamãe? ou só mais 10 minutinhos, por favooor?. Outra coisa que é unanimidade: elas adoram brincar e aprontar antes de ir para a cama. Mas é preciso ter pulso firme e uma super organização. A rotina é o que dá ritmo ao nosso relógio biológico. Quando estipulamos um horário certo para repousar, fornecemos um andamento ao organismo. 

3. Alimentação certa 
Alimentos com muito açúcar podem deixar a criança agitada ou aumentar muito o pico de glicose, impedindo o sono. O ideal é oferecer comidas leves e de fácil digestão na hora do jantar. Ingredientes ditos como calmantes ou pouco calóricos podem ser grandes aliados. 

4. Não quebre as regras 
Não adianta travar uma guerra com os filhos durante a semana se aos sábados e domingos eles ignoram totalmente a rotina estipulada. Nosso relógio biológico funciona em um ciclo, quando o quebramos nosso corpo tem que fazer um esforço enorme para se adaptar novamente. 

5. Dar o exemplo sempre funciona! 
Os adultos também precisam estabelecer horários para dormir. Para facilitar as coisas, os pais podem dar o exemplo e participar da rotina dos filhos. Não custa nada, né? 

6. Desacelere 
Quando nos aproximamos do horário de dormir, precisamos mandar para o organismo todas as mensagens necessárias de que o corpo vai sair do estado de vigí­lia e entrar no estado de sono. 

7. Tecnologia não tem vez à  noite 
Não tem problema nenhum em usar a tecnologia como forma de diversão, mas tudo tem a sua hora. Esses aparelhos são estimulantes, informam ao cérebro que a glândula pineal deve diminuir a produção do hormônio responsável pelo sono. O oposto do que precisamos. 

8. Tudo fica muito divertido 
Para tornar essa hora mais prazerosa e divertida, os pais podem incluir objetos lúdicos e também levá-los para comprar itens relacionados a esse momento. Vale tudo: pijamas divertidos, pantufas (no inverno) ou roupas de cama inspiradas em heróis. Ou então fazer atividades conjuntas que lidem com o imaginário das crianças, como jogo de sombras, histórias de ninar, músicas relaxantes. 

9. Luz ideal 
De nada adiantarão as dicas anteriores se o ambiente não for acolhedor e relaxante. Na hora de dormir, deixe uma luz azulada bem fraca, como a luz do luar. Isso pode servir de apoio, caso a criança precise ir ao banheiro ou se localizar durante a noite. 

10. Sem gritaria 
E, finalmente: não adianta gritar ou discutir com os filhos para que eles durmam mais cedo. Esse tipo de situação só dificulta e cria uma atmosfera nada saudável para o desenvolvimento emocional das crianças. O melhor a fazer é respirar fundo, colocar todas as dicas em prática e entrar na rotina. 

Boa sorte! 
E boa noite.


Postado em 31/07/2015 às 08:28:28

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar

Castelo de Papelão

O que é que dá pra fazer com papelão e fita adesiva colorida?
Muita coisa! o/

Dessa vez, a dica para as caixas de papelão, que você provavelmente irá jogar fora é: corte-as em lâminas e faça delas um cenário incrível para as batalhas mais incríveis que a imaginação dos seus pequenos é capaz de criar.

Primeiro, pegue as laminas e corte de acordo com o molde (nas imagens abaixo).

Depois, com fita, ou tinta, se for melhor para você, decore as paredes do castelo. Vale de tudo nessa hora, só pra criar as paisagens mais fofas. Desenhe árvores, janelas, telhados diferentes… e não esqueça da torre do castelo! Com um pedaço de papel em formato de triângulo e um palito de dentes você ainda faz as bandeirinhas.

Agora, é só encaixar uma lamina sobre a outra e pronto.
Preparado para a construção do seu próprio castelinho? <3

Fonte: MerMag Blog 



Mais imagens


Postado em 24/07/2015 às 08:26:20

Comentários

  • Kiko&Kika em: 17/09/2015 ás 13:53:21 disse:
    Olá, Silvio!
    Pedimos, por gentileza, que você entre em contato com Francini, através do e-mail francini@kikoekika.com.br, que ela poderá lhe fornecer mais informações a respeito.

    Precisando estamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Kiko & Kika.
  • silvio em: 07/09/2015 ás 19:46:13 disse:
    tem representante na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Comentar

Badabada - Série Infantil

Produzida no Brasil, a série infantil Badabada agora também pode ser assistida no Netflix!
As histórias giram em torno de uma divertida banda de bonecos, composta por Melvis, um macaco, e as irmãs Lá e Si, duas ciclopes.

O foco da série está nas músicas educativas cantadas pela banda Badabada, com histórias e canções que variam entre ritmos como o jazz e o rock, especialmente criadas para os pequenos de até 5 anos de idade.

No Netflix é possível acompanhar todos os 13 episódios da primeira temporada. Além disso, no canal do YouTube da série também é possível acompanhar alguns trechos dos episódios.

Dá uma espiadinha no trailer:

Vídeos


Postado em 17/07/2015 às 08:14:06

Comentários

  • Arlene em: 28/07/2015 ás 10:01:26 disse:
    Muito bom, a tempos não tinha nada tão bacana e instrutivo. fiquei muito feliz por ser nacional. Adorei a dica de vocês, bjs!
  • Kiko & Kika em: 19/05/2016 ás 16:33:07 disse:
    Olá, Arlene! Muito obrigada pelo comentário. Ficamos felizes de saber que você acompanha nosso blog :)
Comentar

Mesinha de Papelão

Tem algumas caixas de papelão sobrando em casa?
Que tal fazer uma mesinha super simples e prática para as crianças? Com ela, os pequeninos vão poder escrever, pintar, brincar com massinha de modelar e fazer todas as atividades favoritas, confortavelmente no sofá. Você só precisa de papelão e rolos de papel higiênico.

Primeiro, corte as chapas de papelão com o mesmo formato. Separe uma das chapas e, em todas as outras, faça um buraco nos cantos, para encaixar os rolos de papel higiênico, que serão os pés da mesa.

Vá colando uma chapa sobre a outra, em camadas, para deixar a mesa resistente. Agora, encaixe os pés em cada um dos cantos. Por último, cole a chapa lisa por cima de tudo, para dar firmeza ao pés e deixar a mesinha com um lindo acabamento.

E agora, vamos tentar?

Mais imagens


Postado em 10/07/2015 às 08:10:27

Comentários

  • Monica em: 23/07/2015 ás 14:32:01 disse:
    Muito criativo! Parabéns!
Comentar

Como criar gosto por legumes e verduras?

Seu filho fica todo contente quando você enche o pratinho dele com verduras e legumes? Difícil, né! Esses alimentos raramente figuram entre os favoritos das crianças. Para reverter esse cenário, um novo estudo sugere que é crucial dar legumes e verduras assim que a criança começar a comer.

De acordo com uma pesquisa, publicada na Inglaterra, oferecer esse tipo de comida para crianças nas duas primeiras semanas em que ela começa a comer é fundamental para que ela goste desses alimentos no futuro. Evidências sugerem que introduzir legumes e verduras no começo da vida dos bebês pode ter implicações importantes na sua saúde futura.

É possível começar a gostar desses ingredientes simplesmente por experimentá-los várias vezes. Crianças mais velhas (ou adultos) podem demorar até 14 vezes (ou mais!) antes de passarem a gostar de algo, mas bebês e crianças pequenas são bem mais abertas a aceitarem novos sabores.

É por isso que essa fase inicial é tão importante! Mesmo que os pequeninos não aceitem da primeira vez, oferecer vegetais a bebês (de novo e de novo e de novo!) logo que eles começam a comer pode aumentar consideravelmente a aceitação desses alimentos tão valiosos.

Insistir um pouquinho vai ser bom pra todo mundo, principalmente para a saúde do seu filho.  :)

Postado em 03/07/2015 às 08:00:45

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar
 1 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site