Brincadeiras sensoriais para bebês

Você já ouviu falar em Montessori? Este é um método criado por uma educadora chamada Maria Montessori, que mudou os rumos da educação tradicional. O método leva em consideração as fases de desenvolvimento infantil e as diferenças individuais, preocupando-se com o corpo e o espírito da criança e com sua adaptação à vida.

Abaixo listamos algumas brincadeiras sensoriais para você aplicar o método com o seu bebê. 

1. Descoberta Sensorial com Gel
Basta colocar gel num saco plástico, misturar alguns objetos coloridos ou interessantes (como olhinhos, ou lantejoulas, por exemplo), e colocar o bebê para interagir. Você também pode colar o saco plástico na parede, para estimular o bebê a andar.

2. Observar a natureza
Uma forma bem mais simples de brincar, que não requer nenhum tipo de material, é simplesmente garantir que os bebês tenham contato com a natureza. Mãos nas pedrinhas, mãos nas folhas, sentir o vento, ouvir os pássaros. Tudo isso é aprendizagem. 

3. Brincar nas poças de chuva
Outra brincadeira que envolve a natureza é simplesmente deixar as crianças brincarem com a chuva. Aproveitar as poças e pular, é um exemplo.

4. Colar e descolar pompom no papel contact
Para esta brincadeira, você também pode prender o contact na parede, para que o bebê tenha que se levantar para brincar. Depois, dê ao bebê algumas bolas de algodão e deixe-o colar e descolar do contact.

5. Colar e descolar post-it
Você pode encher um espaço, no chão, na mesa ou em alguma cadeira, com diversos post-its e a criança é estimulada a colar e descolar cada um deles, exercitando o movimento de pinça, onde o indicador e o polegar são usados para pegar os objetos.

6. Brincar com algodão e um pote
Outra coisa que você pode fazer é deixar o bebê explorar alguns materiais. Sempre com supervisão para não deixá-lo engolir o que não deve. Nesta fase já dá para começar a falar “isso na boca não. Não é comida.” Um material simples de ter em casa e bom de explorar é o algodão. Em um primeiro momento, você pode dar apenas bolas de algodão e um pote vazio para ele brincar

7. Brincar com algodão molhado
Melhore a brincadeira do algodão colocando água no pote. As sensações serão completamente diferentes.

8. Explorar uma “Caixa de Arroz”
Outra brincadeira interessante é encher uma caixa com arroz e colocar brinquedos dentro dela, para a criança brincar. Fique sempre por perto para que ela não leve os objetos e o arroz à boca. Se acontecer, (porque ela precisa usar a boca como parte do processo dela de entendimento de que objeto é esse), o que deve acontecer é que ela simplesmente não vai gostar e não vai colocar mais. E se engolir um ou outro grão, não tem problema porque é apenas arroz. Lógico que não é para a criança deixar o arroz cru do pote virar uma refeição! É hora de explicar que certas coisas não devem ficar indo a boca.

9. Mexer com Areia
Explorar a areia, seja da pracinha, seja um ambiente que tenha areia comestível, também é muito bom!

10. Mexer com Massinha
Por último, uma brincadeira que faz muito sucesso com as crianças é mexer com massinha! Aqui tem um vídeo explicando como fazer massinha caseira comestível.

Fonte: Tempo Junto



Postado em 09/10/2015 às 09:03:25

Comentários

  • Kiko & Kika em: 19/05/2016 ás 16:35:12 disse:
    Olá, Antonio! Obrigada pelo seu comentário. Ficamos felizes de saber que você acompanha nosso blog :D
  • Antonio Carlos Silva em: 26/10/2015 ás 22:20:29 disse:
    PARABENS; Vejo sua empresa muito bem estruturada, e com uma assessoria invejável.
Comentar
 1 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site