Como ajudar na timidez do seu filho

É comum ver crianças se escondendo atrás dos pais ou abaixando a cabeça diante de situações ou pessoas novas. Ser o centro das atenções fora do ambiente familiar não é exatamente a coisa preferida dos pequenos. Mas a timidez é apenas uma característica e, só se torna um problema, quando é excessiva e prejudica o desenvolvimento ou a capacidade de se relacionar socialmente.

Se o seu filho tem dificuldade em tirar dúvidas em sala de aula ou de fazer novas amizades, isso pode interferir em seu aprendizado e até deixá-lo triste. Segundo a psicóloga e psicopedagoga Cynthia Wood, às vezes as atitudes dos pais em relação aos filhos faz com que eles desenvolvam ainda mais insegurança, piorando a timidez.

Repreender a criança de forma muito grosseira quando ela faz algo errado, pode fazer com que ela se retraia. Isso não quer dizer que você não deva dar bronca no seu filho quando necessário, mas que deve buscar fazer isso de uma forma equilibrada. Superproteger o seu filho também pode prejudicar, porque a criança terá mais dificuldade de resolver os próprios problemas sozinha.

O que você pode fazer para ajudar seu filho com a timidez é encorajá-lo a conviver com outras crianças em parques, festas infantis ou qualquer lugar com pessoas da mesma idade que ele. Elogiá-lo sempre que ele conseguir algum feito também é ótimo. Não o critique se ele ficar com medo. E incentive-o a ajudar os outros, porque isso fará com que ele se sinta útil e valorizado.

Fonte: Pais e Filhos



Postado em 25/11/2016 às 11:43:15

Comentários

  • Nenhum comentario enviado ainda, seja o primeiro a comentar...
Comentar
 1 




Kiko e Kika       |       © Copyright 2013
« voltar ao site