Crianças Agitadas

Quem já não ouviu aquela expressão: Ele tem tanta energia que só para quando dorme!

 Crianças em sua maioria são realmente mais agitadas e tem muita energia para gastar, segundo pesquisas comprova-se que em excesso devemos ficar atentos! Uma das causas é a quantidade de informação que as crianças recebem, muitas vezes pela tecnologia que tão cedo tem sido apresentada à elas.

Com isto pais e responsáveis por nossos pequenos devem rever seus conceitos, pois este excesso de informação tem total influência no desenvolvimento das crianças, em específico na aprendizagem da escola futuramente.

Toda agitação é em sua maioria efeito de uma rotina imposta sem a família se dar conta. Jogos em tablet e celulares na hora de comer e até tomar banho. Ou mesmo quando é necessário atender aquela ligação importante… São os diversos incentivos para distrair a criança: música, jogos eletrônicos, botões e brinquedos, tudo ao mesmo tempo. No intuito de fazer o filho parar quieto, porém o que acontece é viciar o cérebro em estímulos constantes,  que não agregam e não trarão nenhum retorno para o enriquecimento da memória.  

A capacidade de foco e concentração é uma habilidade que pode ser ensinada desde os primeiros meses de vida, e é de responsabilidade dos pais incentivar seus filhos.

Nós sabemos que é difícil viver com a mesma calma de uma década atrás, que o tempo não é o mesmo e que a cada dia tudo muda. Não podemos deixar que pelo nosso exemplo  ensinamos as crianças a fazerem inúmeras atividades que não auxiliam no seu desenvolvimento, e pior que podem prejudicar no processo de aprendizagem formal.

E para isso, não há uma fórmula mágica, pais e mães são os responsáveis, desligue-se dos eletrônicos por um tempo, o tempo que seu filho merece,  ensine que sim é importante parar quieto, ter concentração e foco, mas de forma saudável. Assim os jogos eletrônicos serão apenas um passatempo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *